Preço da gasolina tem queda, mas inflação sobe em Brasília

Luzes de Natal Torre de TV DF Misto Brasília
As luzes de Natal na Torre de TV em ponto central de Brasília/Jaqueline Husni /Agência Brasília

Os números da inflação oficial foram apresentados hoje pela manhã pelo IBGE. No Brasil, o IPCA ficou em 0,84%

Por Misto Brasília – DF

A inflação oficial do mês de fevereiro na cidade de Brasília foi de 0,48%. O percentual apresenta um aquecimento nos preços dos produtos, encarecendo o custo de vida. No mês de janeiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,33%.

Nos últimos 12 meses, a inflação na capital federal é de 5,61%. Assim como no país, a maioria dos nove produtos e serviços pesquisados tiveram alta. Veja o quadro representativo logo abaixo.



Os novos números foram apresentados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mesmo com esse crescimento da inflação, segundo o IBGE, o menor resultado foi registrado em Brasília, onde pesaram as quedas nos preços da gasolina (-2,43%) e das passagens aéreas (-10,06%). A maior variação, por sua vez, ocorreu em Curitiba (1,02%), puxada pelas altas de 6,22% da energia elétrica residencial e de 3,37% da gasolina



No Brasil, o índice de fevereiro foi de 0,84% e ficou acima da taxa de janeiro de 0,53%. No ano, o IPCA acumula alta de 1,37% e, nos últimos 12 meses, de 5,60%, abaixo dos 5,77% nos 12 meses anteriores. Em fevereiro de 2022, a variação havia sido de 1,01%.

O setor de vestuário teve queda da inflação (-0,24%), com queda pelo segundo mês consecutivo. O maior impacto (0,35 p.p.) e a maior variação (6,28%) no índice do mês vieram de Educação.



Quadro da variação da inflação no país