O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Transporte. O novo valor vai impactar no transporte de 13 municípios goianos
Por Misto Brasília – DF
As passagens dos ônibus que atendem os passageiros do Entorno do Distrito Federal terão reajuste de 12%. O percentual será aplicado a partir de domingo. O novo valor vai impactar no bolso de 175 mil passageiros que se utilizam diariamente de 400 ônibus. Veja a tabela logo abaixo – atualizado às 12h39
A tarifa atual está em vigência desde fevereiro de 2021. Os serviços de transporte rodoviário semiurbano estavam sob a gestão do governo do Distrito federal, cujo convênio foi suspenso a pedido do GDF.
De acordo com a deliberação 58, da Agência Nacional de Transporte Terrestre, o coeficiente será de R$ 0,13 por passageiro por quilômetro. A deliberação é assinada pelo diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues. As passagens de Planaltina, por exemplo, para o Plano Piloto vão passar a custar R$ 8,80.
Em dezembro do ano passado, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o aumento de passagens do Entorno para o Distrito Federal. O reajuste fixado unilateralmente por portaria do DF, foi de 25,12%.
A decisão cautelar foi tomada no âmbito da Ação Cível Originária (ACO) 3470, que discute a validade de um convênio em que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atribuiu ao governo do DF a competência para a gestão, regulação e fiscalização dos serviços de transporte público coletivo na região.
Em fevereiro de 2019, o reajuste das passagens do Entorno foi de 5,23% e atingiu as 13 cidades goianas do Entorno do Distrito Federal.