Diversas áreas do maior hospital público do Centro-Oeste estão em situação de sucateamento
Por Misto Brasília – DF
Depois de dois dias de denúncias nas redes sociais e também na TV Globo, o governo distrital prometeu resolver os graves problemas do Hospital de Base. A promessa foi feita no final da tarde de hoje (22) pela governadora em exercício Celina Leão (PP).
De acordo com a mídia, o maior hospital público do Centro-Oeste está em situação de sucateamento. Vídeos sobre os problemas de alagamentos em banheiros, infiltração, mofo e baratas na cozinha viralizaram nos últimos dois dias.
As imagens teriam sido feitas por um servidor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente o hospital está sob os cuidados do Iges-DF, que culpou uma empresa terceirizada pela caótica situação. Veja logo abaixo as notas do igesDF e da empresa Salutar.
A Agência Brasília divulgou nesta quarta-feira que Celina Leão, o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, e o presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus, estiveram no local e visitaram a cozinha.
“Percebemos uma grave situação, mas que felizmente não compromete o fornecimento das refeições dos pacientes. Diante do quadro observado nas instalações, determinei o início imediato dos serviços de reforma”, admitiu a governadora em exercício.
Nota divulgada pelo IgesDF
O IgesDF esclarece que tem conhecimento dos problemas e que a manutenção dessa área é de responsabilidade da empresa Salutar, empresa contratada para fornecer alimentação hospitalar no Hospital de Base.
Várias notificações foram enviadas à Salutar para que faça as melhorias apontadas.
A empresa requereu autorização para fazer a reforma no local, com escopo de melhorar os espaços. O Instituto está acompanhando a demanda, bem como auxiliando nas questoes que lhe compete.
Existe um plano de ação acordado com a empresa, junto ao Ministério Público, que já deveria ter sido iniciado.
O IgesDF tem cobrado da empresa as melhorias para que os trabalhadores terceirizados tenham um local apropriado para trabalhar. Inclusive com notificação ao MP.
Nota da empresa Salutar sobre o Hospital de Base
A empresa Salutar alimentação Coletiva esclarece que tem em sua responsabilidade o fornecimento de alimentação para os pacientes do Hospital de Santa Maria, Hospital de Base e as Upas.
Os problemas de infraestrutura nas instalações do Hospital de base, são fruto da falta de planejamento para realização de manutenções preventivas, aos quais são resolvidos com empresas de manutenção predial e não de alimentação.
Ainda assim em TAC firmado com o MPDFT a Salutar vem realizando melhorias na infraestrutura da cozinha, apesar da falta de colaboração do próprio IGESDF em cumprir sua parte no acordo.