Os equipamentos foram comprados com uma emenda parlamentar, que também permitiu a aquisição de ultrassom
Por Misto Brasília – DF
Começou nesta semana a instalação dos primeiros de 34 aparelhos de hemodiálise no Hospital de Base. Os aparelhos vão atender os pacientes com doenças crônicas nos rins.
De acordo com informações de hoje (14) da assessoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges DF), que administra o hospital público, os novos aparelhos vão substituir as máquinas obsoletas, que têm muita manutenção.
O valor da compra veio de uma emenda parlamentar da senadora Leila Barros (PDT-DF). O repasse de R$ 3,1 milhões também foi empregado na compra de aparelhos ultrassom e um endoscópio flexível.
O Hospital de Base conta com a maior equipe de nefrologia do Distrito Federal, e dá suporte a todos os pacientes dialíticos graves.
A chefe da unidade de nefrologia do hospital de Base, Cristhiane Gico, explica que são realizadas uma média de 480 diálises por mês no Hospital de Base, incluindo pacientes de enfermaria e UTI”.
“Com a ampliação e renovação das máquinas, realizaremos 1.440 diálises de enfermaria ao mês e 800 diálises de UTI por mês, totalizando 2.224 diálises mensais. Um aumento de 1.744 diálises por mês. Este investimento resulta em melhorias e resultados imediatos para a população do Distrito Federal”.