Autorização de viagens aéreas para menores por meio eletrônico

Aeroporto Internacional de Brasília Misto Brasília
A movimentação nos aeroportos, como em Brasília, está quase normal/arquivo

Sistema passa a ser feito a partir desta terça-feira pelos cartórios de notas do Distrito Federal

Por Misto Brasília – DF

A partir desta terça-feira (07), cartórios de cotas do Distrito Federal passam a emitir Autorizações de Viagens Internacionais para Menores por meio eletrônico.



A novidade beneficia crianças e adolescentes com menos de 18 anos que viajam sozinhos ou acompanhados por apenas um dos pais ou responsável.

Para a efetuar a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) internacional de forma digital, os responsáveis pelo menor realizarão um reconhecimento de firma por videoconferência disponibilizado pela plataforma online e-Notariado.



Feito o ato eletrônico, os pais receberão o documento digital para validação no guichê da companhia aérea, via leitura de QR Code no celular ou em papel.

“A validação da AEV é essencial para garantir a autoria e integridade do documento, sendo emitida digitalmente pelos Cartórios de Notas na plataforma e-Notariado. Esse ato propicia um novo cenário para as famílias, garantindo segurança jurídica e desburocratização de procedimentos” afirma o presidente do Colégio Notarial do Brasil do Distrito Federal, Hercules Benício.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Embaixada da Humgria Jair bolsonaro hospedagem

Dois dias em Budapeste

Aqui surgem as questões. Qual o motivo da “visita”? Com quais “autoridades” magiares ele conversou? Qual o teor das conversas?

Leia mais »

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas