Começou a Operação Escudo Yanomami no espaço aéreo de Roraima

FAB avião floresta amazônica Misto Brasília
Avião de patrulha da FAB sobrevoa a floresta amazônica/Arquivo/Johson Barros/FAB

Aeronaves não identificadas terão que fazer o pouso ou podem ser abatidas pela Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira iniciou na madrugada desta quarta-feira (01) o controle aéreo da área da Terra Indígena Yanomami e adjacências. Trata-se da deflagração da Operação Escudo Yanomami 2023.


O começo da implantação de uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) no espaço aéreo da Região Norte foi estabelecido com base no  Decreto Presidencial N° 11.405/2023. Tem tem o objetivo de contribuir para o combate ao garimpo ilegal em Roraima (RR).

Com a implantação da Zida, haverá uma área reservada (Área Branca); uma área restrita (Área Amarela); e uma área proibida (Área Vermelha), e caberá ao Comando da Aeronáutica a adoção de Medidas de Controle do Espaço Aéreo contra todos os tipos de tráfego aéreo suspeitos. Na Área Vermelha, somente as aeronaves envolvidas na Operação Escudo Yanomami 2023 estarão autorizadas.



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou que seja apurada pela Procuradoria-Geral da República, pelo Ministério Público Militar, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Superintendência Regional da Polícia Federal de Roraima, uma possível participação de autoridades do governo Jair Bolsonaro na prática, em tese, dos crimes de genocídio, desobediência, quebra de segredo de justiça, e de delitos ambientais relacionados à vida, à saúde e à segurança de diversas comunidades indígenas.

Em um processo que tramita em sigilo, Barroso que seja enviada às autoridades documentos que, no seu entendimento,  “sugerem um quadro de absoluta insegurança dos povos indígenas envolvidos, bem como a ocorrência de ação ou omissão, parcial ou total, por parte de autoridades federais, agravando tal situação”.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas