Ministro sugere Guarda Nacional e federalizar segurança do DF

Governador Maranhão Flávio Dino PCdoB
Flávio Dino é o ministro da Justiça e Segurança Pública/Arquivo/Divulgação

Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública disse que há três propostas que serão apresentadas a Lula da Silva

O ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino, afirmou nesta terça-feira (24) que pretende levar ao presidente Lula da Silva (PT) propostas para reforçar a segurança pública em Brasília.

A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil. O ministro destacou as três principais propostas, a serem apresentadas em reunião com o presidente, prevista para a próxima quarta-feira (25).



Segundo o ministro, a principal proposta será a criação de uma nova força policial, chamada Guarda Nacional, que substituiria a Força Nacional. Essa nova corporação seria formada via concurso público e teria um efetivo entre 4 e 5 mil agentes.

A segunda proposta será federalizar parte da segurança pública do Distrito Federal, com foco no entorno da Esplanada dos Ministérios.



A terceira proposta será aumentar o número de tropas da Força Nacional. Para isso, será necessário encontrar uma alternativa que garanta tropas permanentes, uma vez que a Força Nacional é composta por agentes provenientes de vários estados do país, em caráter temporário.

As propostas têm como objetivo impedir um novo ataque na capital federal, como o ocorrido em 8 de janeiro. A facilidade com que bolsonaristas radicais invadiram as sedes dos três Poderes da República gerou perplexidade e críticas negativas no Brasil e no exterior.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas