Deputado Arthur Lira Câmara dos Deputados Misto Brasília

PT, PV e PCdoB declaram apoio à reeleição de Arthur Lira

A decisão foi tomada em consenso pela federação para facilitar as negociações políticos para o novo governo

O deputado Arthur Lira (PP-AL) recebeu ontem (29) o apoio da federação que reúne PT, PV, PCdoB para sua reeleição como presidente da Câmara dos Deputados. O PSB também anunciou apoio a Lira.



Com o anúncio, as legendas se juntam ao Republicanos e ao União Brasil, que também formalizaram apoio a Lira anteriormente, garantindo ao deputado o apoio das maiores bancadas da Câmara.

Segundo o líder do PT na Câmara, o deputado Reginaldo Lopes (MG), a decisão de apoiar a reeleição de Arthur Lira foi tomada em consenso pela federação.

“Nós decidimos pelo apoio à reeleição compreendendo que temos uma agenda de país, de reconstrução do Brasil, que o Lira foi o primeiro a reconhecer a legitimidade das urnas. Entendemos que é possível construir um bloco de governo que possa dar a Lula da Silva governabilidade e uma base sólida”, disse o deputado, segundo noticiou a CNN Brasil.



A decisão de apoiar Lira visa garantir governabilidade ao governo do presidente eleito. Isso porque o apoio do presidente da Câmara para a tramitação de projetos na casa é de extrema importância para o próximo governo, assim como foi para o governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que também cultivava uma boa relação com Lira.

Ademais, o apoio a Lira também pode facilitar a conturbada tramitação da PEC da Transição, que a equipe de transição tenta aprovar. A PEC propõe deixar fora do teto de gastos públicos quase R$ 200 bilhões que o governo pretende destinar a áreas sociais. A proposta deve passar pela Câmara e pelo Senado, e a expectativa da equipe de transição é aprovar a PEC até 16 de dezembro.