Galeria Câmara Legislativa DF Misto Brasília

Distritais votam área de preservação e transparência no transporte público

Projetos foram aprovados na Câmara Legislativa e aguardam uma segunda votação. como o projeto de ciências de dados

Por Misto Brasília – DF

Os alunos da rede pública do Distrito Federal devem ter conhecimentos básicos sobre ciências de dados. A proposta foi aprovada em primeiro turno na Câmara Legislativa.

O texto, de autoria do deputado distrital Professor Reginaldo Veras (PV), prevê que o objetivo é preparar o aluno para os desafios do século XXI e desenvolver o raciocínio lógico-matemático com aplicações práticas, e erradicar o analfabetismo digital.

O Misto Brasília retransmite ao vivo as sessões da Câmara Legislativa – confira na homepage do site



Na sessão de ontem (29), os deputados distritais também aprovaram em primeiro turno o projeto que obriga maior transparência no transporte público.

O texto, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), determina que a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF encaminhe à Câmara Legislativa, no prazo de 10 dias após o encerramento de cada mês, dados do sistema de transporte coletivo, distinguindo cada uma das empresas.

Entre os dados exigidos, estão o número de passageiros pagantes transportados; o número de passageiros com direito à gratuidade (destacados valores e quantidades por segmento beneficiado), e o valor total do repasse do governo a título de tarifa técnica.


Em outra proposta, a Câmara Legislativa cria em Planaltina a unidade de conservação do Monumento Natural Pedra Fundamental.

A matéria consta do projeto de lei complementar nº 87/2021, apresentado pelo deputado Cláudio Abrantes (PSD).

Entre os objetivos da unidade de conservação estão a preservação do obelisco Pedra Fundamental; a promoção da arborização e do tratamento adequado da vegetação local; a manutenção da permeabilidade do solo e do microclima local; a garantia de espaços de recreação e lazer em contato com a natureza; e o estímulo ao turismo.