Operação investiga desvios de emendas parlamentares na Câmara Legislativa

Câmara Legislativa DF Misto Brasília
Vista parcial da Câmara Legislativa do Distrito Federal/Arquivo

Estão sendo cumpridos mandados judiciais pelo Gaeco na CLDF contra servidores, empresas e pessoas físicas

Por Misto Brasília – DF

Neste momento há uma operação em andamento para apurar suposto desvio de emendas parlamentares na Câmara Legislativa do Distrito Federal.



A direção da CLDF ainda não se manifestou oficialmente sobre essa ação desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. A Operação Alta Conexão tem o apoio da Polícia Civil. Veja logo abaixo a nota do Gaeco.

Estão sendo cumpridos 20 mandados judiciais, dois quais um em Sergipe e dois outros em Goiânia. De acordo com a mídia, os alvos são pessoas físicas e jurídicas, além de servidores públicos.



De acordo com as primeiras informações, os alvos são empreiteiras, pessoas ligadas à Novacap e também pessoas físicas. Segundo o Metrópoles, os investigados teriam efetuado desvios milionários em fraudes cometidas por meio de emendas parlamentares no âmbito da Câmara Legislativa.

Os recursos eram direcionados para empresas específicas, contratadas pelo governo. Estão sendo investigados supostas irregularidades desde 2016 que teriam beneficiado a Construteq Construções, Terraplanagens e Comércio de Equipamentos Eireli, para plantio de grama em diversas regiões da capital federal, além da Meta Serviços e Projetos Ltda. para pavimentação asfáltica.



Nota do Gaeco fala em organização criminosa

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagrou, nesta quarta-feira, 23 de novembro, a Operação Alta Conexão. A ação apura a existência de organização criminosa que distribuiu propina a servidores distritais para possibilitar o recebimento e o direcionamento ilícitos de verbas públicas em detrimento dos princípios da legalidade e impessoalidade.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Brasília e nos estados de Goiás e Sergipe, em cumprimento à ordem judicial expedida pela 8ª Vara Criminal de Brasília. A operação também contou com o apoio da Polícia Civil do Distrito Federal e dos Gaecos de Sergipe e de Goiás.

Como os feitos estão sob sigilo, não haverá coletiva de imprensa e demais informações não podem ser repassadas.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas