Convenção em dezembro confirma fusão do PSC com o Podemos

Podemos e PSC Câmara Misto Brasília
Bancada do PSC e Podemos anunciam a fusão dos partidos/Jorge Cury/Misto Brasília

A união dos dois partidos foi anunciada hoje à noite, na Câmara, pela direção e deputados dos dois partidos

Por Misto Brasília – DF

O Podemos e o PSC anunciaram hoje (22) à noite que os dois partidos farão uma fusão partidária. O ato será formalizado no dia 8 de dezembro, durante uma convenção simultânea.

Além da aprovação do estatuto, também será definida a direção e a executiva nacional. No debate também vai ser discutido o posicionamento do novo partido nas eleições para as Mesas Diretoras do Senado e da Câmara.



A presidente do Podemos, deputada Renata Abreu (SP) e o presidente do PSC, Everaldo Dias Pereira (RJ), disseram que ainda não há um posicionamento sobre o novo governo de Lula da Silva (PT). O assunto, segundo os dois, deverá igualmente ser debatido nas convenções partidárias de dezembro.

O novo partido que se chamará “Podemos”, terá uma bancada de 18 deputados federais e cinco senadores na próxima Legislatura. Os dois partidos perderam parlamentares nas eleições de outubro. A novidade foi a eleição de Cleiton Gontijo de Azevedo (PSC), o Cleitinho, ao Senado pelo estado de Minas Gerais.


Renata Abreu comentou com o Misto Brasília que negocia o retorno do senador do Distrito Federal José Antonio Reguffe ao partido. Ele trocou a legenda pelo União Brasil no início do ano para concorrer ao governo do Distrito Federal.

Sem acordo interno no União, não obteve a legenda para disputar o Palácio do Buriti e ficou sem concorrer. Desde julho o senador, que deixa o cargo no final de janeiro de 2023, está sem partido. “Faltam acertar duas coisinhas para um projeto nacional com Reguffe para ele voltar ao Podemos”, disse a deputada.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas