Governador diz que vai criar mais duas regiões administrativas

Governador Ibaneis Rocha MDB DF Misto Brasília
Ibaneis Rocha é o atual governador do Distrito Federal/Renato Alves/Agência Brasília

Arapoanga e Água Quente devem ter estrutura administrativa a exemplo das outras 33 regiões já criadas

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou no final da tarde a criação de duas novas administrações regionais. Hoje, o Distrito Federal tem oficialmente 33 regiões administrativas com administrador e assessorias. Veja a lista logo abaixo.



De acordo com o governador, serão criadas Água Quente, que se desmembra do Recanto das Emas, e Arapoanga, de Planaltina. Segundo ele, nesses dois locais moram 77 mil pessoas.

Em 2019, o Conplan aprovou a criação das regiões de Arniqueira e Sol Nascente/Pôr do Sol.

“O Conplan [Conselho de Planejamento] aprovou a medida, mas ainda falta uma série de trâmites burocráticos para que isso vire realidade. Com a criação das RAs, será possível levar mais infraestrutura, saneamento básico, construção de escolas, entre outras carências”.

O governador afirmou que a descentralização administrativa é essencial nesses locais. “Vamos em frente, olhando com cuidado para todos os cantos do DF”.



No caso de Arapoanga, são estimados 47.336 moradores desde o último censo populacional, em 2018, espalhados por uma área de 2.198,58 hectares – o equivalente a mais de dois mil campos de futebol. Pedra Fundamental, o Morro da Capelinha e o Vale do Amanhecer permanecerão na região de Planaltina.

Em Água Quente, é previsto que cerca de 30 mil habitantes serão beneficiados, em uma área de 951,21 hectares.

Ambas são Áreas de Regularização de Interesse Social (Aris) previstas no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) de 2009. Seus projetos também completam espaços para comércio e áreas rurais.




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas