Tema de redação do Enem foi inesperado, diz professora

Estudantes Enem 2022 Misto Brasília
Colegas estudantes que fazem hoje o Enem de 2022/Agência Brasil

Exame nacional está sendo realizado neste domingo com a participação de 3,4 milhões de inscritos

Por Misto Brasília – DF

A desvalorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, foi o tema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para a professora de Redação e Artes do Estratégia Vestibulares, Maria Celina Gil, a proposta para a redação deste ano é muito relevante e, diante do contexto histórico do Enem, é inesperado.



A professora ressalta que o desenvolvimento do tema varia da preparação do aluno.

“Tivemos uma boa surpresa com o tema, porque ele representa muito das nossas raízes. Os conflitos territoriais indígenas estão cada vez mais acirrados e a Covid também afetou muitas comunidades indígenas. É um tema muito atual”, observou a coordenadora do Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino, Milena dos Passos Lima.



“Depende muito da coletânea de textos estudados pelo candidato, mas se o aluno levar em consideração o termo “povos tradicionais” e discutir a questão indígena no Brasil hoje, não teria dificuldades. É um assunto que foi muito falado nos últimos anos”, explica.

A estudante Carolina Cristina de Oliveira Fogo, 18 anos, vai fazer pela primeira vez o Enem. “A expectativa é de uma prova difícil, porque é uma prova longa, de 5 horas, que exige muito da gente, de concentração, porque são muitas leituras, pode dar um cansaço mental”.

A estudante Luana Alves Venâncio disse que sua expectativa é grande. “Estudei bastante, é a segunda vez que estou fazendo, ano passado eu fiz o teste, me saí bem, mas espero que este ano espero sair melhor porque fiz curso e realmente me dediquei bastante”

Estudantes Enem 2022
Estudantes caminham para o ;local das provas do Enem 2022/Marcelo Camargo/Agência Brasil



A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começou a ser aplicado neste domingo (13) em todo o país. As provas e o tema da redação serão iguais nas duas modalidades: impressa e digital.

A previsão é que cerca de 3,4 milhões de candidatos façam o exame. O Enem é realizado em 11.175 locais de prova em 1.747 municípios.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas