Ex-deputada Flordelis é condenada a 50 anos de prisão

Deputada Flordelis plenário da Câmara
A ex-deputada Flordelis se defendeu no púlpito do plenário da Câmara/Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Além da pastora, foi condenada sua filha biológica Simone dos Santos Rodrigues

O Conselho de Sentença do Tribunal do Juri de Niterói condenou Flordelis dos Santos pela morte do pastor Anderson do Carmo, morto em 2019. Ao todo, o julgamento levou sete dias, um dos mais longos da história fluminense, e a última sessão durou quase 24 horas.



A pastora recebeu pena de 50 anos e 28 dias de prisão pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio (por tentativas de envenenar a vitima), uso de documento falso (pelo plano de uma carta fraudada) e associação criminosa armada.

Além da pastora, foi condenada sua filha biológica Simone dos Santos Rodrigues. Ela recebeu pena de 31 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e associação criminosa armada. Os outros três réus – Marzy Teixeira, André Luiz de Oliveira e Rayane dos Santos – foram absolvidos.



O advogado Rodrigo Faucz, que defende Flordelis, Marzy, Rayane e André, afirmou que a ex-deputada já entrou condenada em seu julgamento, em razão da repercussão do caso.

“Tivemos, das nossas quatro clientes, três absolvidas e uma condenada, a Flordelis. Era uma condenação esperada, tendo em vista que a opinião pública era majoritariamente contrária a ela. Isso impacta nos jurados. Até porque são seres humanos, são pessoas que conviveram esse tempo todo com notícias, com acontecimentos ligados ao fato. É muito difícil não relacionar uma coisa à outra~, segundo registrou o site do jornal Extra.


Flordelis dos Santos foi interrogada neste sábado por cerca de uma hora. A ex-deputada respondeu apenas as perguntas feitas por sua defesa e dos jurados — ela se recusou a ser questionada pelo Ministério Público e pelo assistente de acusação — o que é um direito do réu.

Em momentos, respondendo com voz trêmula, a pastora foi perguntada por um jurado se o choro era real. Ela disse que sim, de acordo com a mídia.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas