A duplicação vai ajudar os motoristas entre Brazlândia e Taguatinga. Corredor começa na segunda-feira
Por Misto Brasília – DF
Pouco mais de 17 quilômetros da BR-080, no Distrito Federal, serão duplicados nos próximos meses. A obra será paga em parceria pelo governo distrital e Ministério de Infraestrutura.
O anúncio do convênio foi anunciado nesta manhã entre o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o ministro Marcelo Sampaio. A obra está calculada em R$ 210 milhões. O edital de concorrência para escolha da empreiteira ou consórcio deve ser divulgado em novembro
De acordo com a assessoria do ministério, a duplicação deve atender 80 mil motoristas que trafegam diariamente na rodovia. A previsão é que vai diminuir o tempo de viagem no trecho entre as regiões administrativas de Taguatinga e Brazlândia.
Corredor de ônibus nos horários de pico
Enquanto isso, a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) terá uma faixa destinada ao transporte público coletivo a partir desta segunda-feira (24).
O corredor exclusivo para ônibus será no trecho que vai do entroncamento com a Estrada Parque Dom Bosco (DF-025) ao entroncamento com a Estrada Parque Taguatinga (DF-085).
A faixa exclusiva vai funcionar nos horários de pico. Pela manhã, será de 5 às 9 horas, e à tarde, a partir das 16 até as 19h30. Nesses horários, nas faixas da direita só será permitido o trânsito de ônibus, vans e táxis.
A Agência Brasília publicou que pelo trecho da Epia passam os ônibus que atendem cerca de 17 cidades do DF, como Samambaia, Santa Maria, Gama, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Candangolândia, Park Way, SIA e Plano Piloto, entre outras. São aproximadamente 5.600 viagens por dia em 265 linhas de ônibus.

