A área da Tecnologia da Informação tem uma demanda reprimida de quase 800 mil profissionais
Por Misto Brasília – DF
A demanda de trabalho para a área da Tecnologia da Informação (TI) exigirá mais 797 mil profissionais até o ano de 2025. O cálculo é da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
Um dos motivos é que os negócios tiveram que acelerar a digitalização para atender a demanda de consumidores. O mercado utiliza cada vez mais os canais digitais. O déficit de profissionais está em 103 mil e pode passar de meio milhão em cinco anos.
“Os estudantes que procuram uma pós-graduação têm o objetivo de alavancar a sua carreira profissional, aprofundar os conhecimentos em uma área de estudo e ter melhores oportunidades de emprego e salário”. A observação é da coordenadora de pós-graduação do Centro Universitário Iesb, Zeli Ambros.
Entre as áreas mais requisitadas pelo mercado estão Metaverso e Disrupção Digital, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Business Intelligence, Ciência de Dados, Aplicativos Móveis; Geoanalytics e Marketing e Comunicação Digital.
O coordenador dos cursos de pós-graduação em Business Intelligence do Centro Universitário, professor Regiano da Silva Alves, comenta sobre as perspectivas de futuro e empregabilidade na área de comunicação digital.
“As empresas buscam se comunicar com os seus públicos e, no meio de tanta informação na qual somos bombardeados constantemente. Então, o futuro da empregabilidade nesta área é muito tranquilo para quem está desenvolvendo essas competências. A comunicação digital e as novas tecnologias são áreas em crescimento e, cada vez mais, com demandas pelo mercado de trabalho”.

