Rússia ataca civis em represália a explosão de ponte

Ucrânia bombardeio Kiev Misto Brasília
Capital da Ucrânia, Kiev, é atacada drones iranianos/Arquivo/The Moscow Times

Ataques desta manhã na capital da Ucrânia provocou 11 mortes, segundo o governo ucraniano

As autoridades ucranianas atualizaram para pelo menos 11 mortos e 60 feridos o número de vítimas nos ataques russos da manhã desta segunda-feira (10) em Kiev, Lviv, Dnipro, Kharkiv e Zaporíjia. Segundo o primeiro-ministro Denis Chmygal, 11 grandes infraestruturas foram danificadas em oito regiões. Os bombardeios foram condenados veementemente pela União Europeia (UE), que garantiu o envio de mais armas a Kiev.



O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, garantiu no Twitter que o apoio militar adicional “está a caminho” da Ucrânia: “Estou profundamente chocado com os ataques da Rússia a civis em Kiev e em outras cidades da Ucrânia. Tais atos não têm lugar no século 21. Condeno-os com a maior veemência possível”, segundo informou a DW.

Numa coletiva de imprensa, o porta-voz de Borrell, Peter Stano, disse que os ataques russos à infraestrutura civil são “contra o direito internacional humanitário” e que “atacar indiscriminadamente civis equivale a um crime de guerra”.


A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se disse “chocada e horrorizada” com os ataques: “A Rússia mais uma vez mostrou ao mundo o que representa: terror e brutalidade”, disse von der Leyen na cidade estoniana de Narva, perto da fronteira russa, ao lado da primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas.

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, afirmou que “o que está acontecendo agora em Kiev é repugnante”: tal situação “mostra ao mundo, mais uma vez, o regime com que somos confrontados, um regime que ataca indiscriminadamente, que semeia terror e morte até sobre crianças. Isso é criminoso. Eles serão responsabilizados e a Ucrânia vencerá. A Europa não desviará o olhar”, afirmou Metsola.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas