Tanque de guerra Ucrânia Misto Brasília

União Europeia aplica mais um pacote de medidas contra a Rússia

A instituição emitiu uma nota e informou que as sanções que entram em vigor em dezembro é uma resposta à operação militar

De acordo com comunicado emitido pelo bloco europeu, oitavo pacote de sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia prevê punição para os Estados que ignorarem ou tentarem driblar as medidas implementadas pelos países ocidentais.



Nesta quinta-feira (06), a Comissão Europeia emitiu um comunicado com o conteúdo do oitavo pacote de sanções contra Moscou em resposta a sua operação militar na Ucrânia e à recente realização de referendos de adesão à Rússia nas repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) e regiões de Kherson e Zaporozhie.

O novo e duro pacote de sanções da UE lançou as bases para limitar o preço do petróleo russo no transporte marítimo, mas vai passar a aplicar punições aos Estados que tentarem evitar ou contornar as sanções do bloco.


“O pacote de hoje marca o início da implementação na UE do acordo do G7 [grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido] sobre as exportações de petróleo da Rússia. Embora a proibição da UE de importar petróleo bruto marítimo russo permaneça totalmente, o teto de preço, uma vez implementado, permitirá que os operadores europeus realizem e apoiem o transporte de petróleo russo para terceiros países, desde que seu preço permaneça abaixo de um ‘limite’ pré-estabelecido”, diz o comunicado.

Segundo o comunicado, a medida vai entrar em vigor após 5 de dezembro deste ano para petróleo bruto, e, somente em 5 de fevereiro de 2023, para produtos petrolíferos refinados, após uma nova decisão do conselho.