Teste de integridade das urnas é realizado pelo TRE do DF

Urnas sorteio CLDF Misto Brasília
Urnas e globo preparados para o sorteio de urnas na CLDF/Divulgação/TRE

O local na CLDF será fechado e ninguém poderá nele ingressar até a abertura pelo juiz, às 6h30 de domingo

Por Misto Brasília – DF

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) realiza hoje (01) a indicação ou sorteio de seções eleitorais para o teste de integridade das Eleições 2022.

Também vai ocorrer a carga e lacração eletrônicas que substituirão as urnas recolhidas para o teste. O procedimento é feito na bancada inferior do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Finalizado o sorteio e a remessa das urnas, serão inseridas cédulas de papel nas vinte urnas de lona e a lacração delas.



O teste acontecerá neste domingo (02) na Câmara Legislativa do Distrito Federal e na Escola Canadense de Brasília. Realizado desde 2002, nunca houve divergência entre os resultados da urna eletrônica e da contagem dos votos em papel, segundo informou a assessoria do TRE.

Encerrada a audiência, será lavrada ata assinada pelos presentes e o ambiente será lacrado. O ambiente será fechado e ninguém poderá nele ingressar até a abertura pelo juiz, às 6h30 de domingo.


O procedimento consiste em uma votação pública, aberta e auditada, em uma urna eletrônica que estava pronta para uso na eleição, utilizando-se os mesmos votos em cédula de papel que também são depositados em uma urna de lona. Ao final, compara-se o resultado da urna eletrônica com os da urna que recebeu votos em papel.

No dia da eleição, em ambiente filmado e aberto ao público, a urna que estava pronta para ser utilizada na eleição será ligada e funcionará como se estivesse na seção eleitoral. A urna eletrônica receberá os mesmos votos que estão consignados em cédulas de papel e, ao final do dia da eleição, o resultado eletrônico e o dos votos em papel são comparados. Todos os procedimentos são filmados em vídeo, publicados ao vivo pela internet e auditados por empresa independente.




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Embaixada da Humgria Jair bolsonaro hospedagem

Dois dias em Budapeste

Aqui surgem as questões. Qual o motivo da “visita”? Com quais “autoridades” magiares ele conversou? Qual o teor das conversas?

Leia mais »

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas