Candidatos do Centro-Oeste – Distrito Federal

Palácio do Buriti DF Outubro Rosa Misto Brasília
Palácio do Buriti é a sede da administração distrital/Arquivo/Agência Brasília

No Distrito Federal, 11 candidatos querem governar a partir do Palácio do Buriti. É o maior número de candidatos da região

Coronel Moreno (PTB) – 50 anos, nasceu em Brasília, é policial militar e é a primeira vez que concorre ao cargo de governador do Distrito Federal (DF). O candidato a vice é o advogado Luiz Gustavo Pereira da Cunha.

Ibaneis Rocha (MDB) – 51 anos, nasceu em Brasília, é advogado e o atual governador do Distrito Federal (DF). É formado em direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), fez pós-graduação em direito processual do trabalho e direito processual civil. Fez carreira na advocacia e chegou a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). Em 2018, estreou na política como candidato ao governo do Distrito Federal (DF) e venceu as eleições no segundo turno. A vice na chapa é a deputada federal Celina Leão (PP-DF).



Izalci (PSDB) – 66 anos, nasceu em Araújos (MG). É contador e atualmente senador pelo Distrito Federal, eleito em 2018. Antes de entrar na vida pública foi líder sindical. Iniciou a vida política em 1998, ao se filiar ao PSDB. Em 2002, foi eleito deputado distrital, quando foi convidado a assumir a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Em 2006, novamente convidado, voltou a assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF. Em 2010, foi eleito deputado federal e reeleito em 2014. Atualmente, é presidente do diretório do PSDB no DF. A vice na chapa é a presidente do PRTB-DF, Beth Cupertino.

Keka Bagno (PSol) – 34 anos, nasceu em Brasília. É graduada em serviço social pela Universidade de Brasília e tem mestrado em Políticas Públicas. Iniciou a vida política como militante estudantil na universidade. É ativista pelos direitos da infância, da adolescência, das mulheres e da negritude. Está no segundo mandato como conselheira tutelar e atua em movimentos sociais há 15 anos. Em 2018, foi candidata a vice-governadora pelo PSOL. Toni de Castro, também do PSOL, é o vice da chapa.

Leandro Grass (PV) – 37 anos, nasceu em Brasília é professor, concluiu bacharelado em sociologia e licenciatura em ciências sociais pela Universidade de Brasília (UnB). É mestre em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB e já atuou como pesquisador nas áreas de sociologia do desenvolvimento, políticas públicas e participação social. Em 2018, foi eleito deputado distrital pela Rede Sustentabilidade. Este ano é candidato a governador do DF pela federação PT-PCdoB-PV. A professora Olgamir Amancia (PC do B) será vice na chapa.


Leila do Vôlei (PDT) – 50 anos, nasceu em Taguatinga-DF. Foi jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei e, atualmente, é senadora, eleita pelo PDT em 2018. Como atleta, foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1996 (Atlanta/EUA) e de 2000 (Sidney/Austrália). Em 1999, recebeu medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos no Canadá. Atuou no vôlei de praia e foi comentarista esportiva antes de iniciar sua carreira política. Em 2014, foi candidata a deputada distrital, mas não se elegeu. Foi secretária de Esportes e Lazer de 2015 a 2018 do governo de Rodrigo Rollemberg (PSB). O vice de Leila é o também pedetista Joe Valle.

Lucas Salles (DC) – nasceu em Campina Grande (PB). Formado em comunicação social, tem mestrado na área de marketing, é professor universitário há mais de 20 anos. Na vida política, já foi candidato a vereador na cidade natal, em 1992, e também atuou como secretário municipal de Turismo. Foi o marqueteiro oficial da campanha presidencial de Jair Bolsonaro, em 2018. A vice na chapa é a pastora Suelene Balduino do mesmo partido.

Paulo Octavio (PSD) – 72 anos, nasceu em Minas Gerais. Empresário do ramo imobiliário, é um dos pioneiros do Distrito Federal. A coligação do seu grupo é formada pelo Podemos, Patriota, PSD, PMDB e PSC, de onde foi indicado o candidato a vice-governador na chapa, Felipe Belmonte.



Renan Arruda (PCO) – 58 anos, nasceu em Iguatu, no Ceará. Cancário e economiário, foi candidato a governador do Distrito Federal (DF) em 2018 e segundo suplente a senador em 2010. O vice da chapa é Mauro Sousa de Moura, filiado à mesma sigla.

Robson (PSTU) – 52 anos, nasceu na cidade do Rio de Janeiro. É professor de história da rede pública de ensino do Distrito Federal, há 22 anos. Iniciou sua militância política no movimento estudantil. É ativista do movimento negro e já foi candidato a senador pelo PSTU em 2010, 2014 e 2018. Iniciou sua militância política no Rio de Janeiro e em Roraima no movimento estudantil. Foi parte do processo de fundação do PSTU e mantém militância ativa na luta por uma educação pública de qualidade, participando de todas as greves e mobilizações do magistério do DF. O candidato a vice na chapa será Eduardo Zanata, também do PSTU.

Teodoro da Cruz Téo (PCB) – 63 anos, nasceu na cidade de Barreiras (BA) e mora no Distrito Federal desde 1975. É advogado, pedagogo e servidor público aposentado da Secretaria de Estado da Educação. Militou no movimento sindical e popular. Jamil Magari é o candidato ao cargo de vice-governador.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas