TikTok, na guerra contra o Facebook e o Google?

Rede social TikTok Misto Brasília
A rede social está em expansão e atinge especialmente crianças e adolescentes/Arquivo/Divulgação

As redes sociais cada dia mais presentes nos nossos celulares, na disputa pela nossa atenção

Por Charles Machado – SC

Quando você imaginaria encontrar disponível na internet aquela sua dentista pouco sorridente dançando uma musiquinha no TikTok? Quando você imaginaria o seu advogado dançando ao ritmo do hit parade do TikTok?

Eu realmente não imaginaria ver a quantidade de pessoas que fazem gravações, e o pior, postam fazendo dancinhas pra parecer moderninho, nessas horas eu fico pensando qual será a próxima moda, nessa disputa sem limites pela atenção dos internautas. O fenômeno TikTok, está sim redesenhando o universo das redes sociais, obrigando a Meta de Zuckerberg a seguir esse fenômeno, e por isso que os vídeos passaram a ser a preferência nas redes sociais de Mark, o mais interessante é que foi justamente uma empresa chinesa que obrigou a gigante Meta à sair da sua zona de conforto.



O TikTok nasceu na China, mas se converteu em um fenômeno global sem estar necessariamente atrelado ao monopólio local, ou ao acesso ao mercado chinês, como aconteceu com quase todos os fenômenos da economia digital chinesa. É a primeira vez que uma empresa de tecnologia B2C chinesa faz um sucesso enorme globalmente sem estar dependente da China. Da maneira como tomou o mercado global, o TikTok bem poderia ser um case de um unicórnio saído do Vale do Silício.

As redes cada dia mais presentes nos nossos celulares, na disputa pela nossa atenção, só ampliam o nosso tempo, nos conectamos em novas redes sem necessariamente se desligar das demais, ficam todas na frenética disputa da nossa atenção, tudo junto e misturado e devidamente segmentado. Uma rede social para cada público e pra cada propósito, concorrendo entre si pelo nosso tempo, que derrete a nossa atenção para as mídias tradicionais, tente lembrar qual foi a última vez que você viu alguém lendo um jornal ou uma revista, no ônibus ou avião?

Curioso é que de forma acelerada, se a concorrência começou com as demais redes sociais, ela agora se deriva para ferramentas de busca como o Google, você conseguiria imaginar que o Tik Tok poderia ser o concorrente do Google?



A estratégia da rede social

Primeiro vamos entender as razões que fazem o sucesso do TikTok, o que fica por traz das musiquinhas? Uma das razões do sucesso do TikTok é a ultrapersonalização do feed e uma das razões para essa ultrapersonalização do feed é a forma como o algoritmo do TikTok opera. Quando você entra em outras redes sociais, a primeira coisa que te incentivam a fazer é adicionar amigos e seguir interesses.

A partir desses amigos e interesses, o algoritmo da rede social vai montar seu feed. No TikTok, o algoritmo não funciona assim. Primeiro que, ao entrar, ele não pede para você adicionar contatos. Você pode, mas o que vai influenciar a montagem do seu feed são outros dados exclusivamente seus, como, por exemplo, quantos segundos você assistiu ao vídeo com gatinhos falantes ou cachorros malabaristas.



Dessa forma, ao invés de depender do seu grafo social (ou seja, sua rede de contatos), o TikTok se apoia no seu grafo de interesses, algo que o YouTube também faz, embora não tão bem assim. Dessa maneira o algoritmo dele, te apresente gente com interesses muito parecidos aos seus, ainda que você nunca tenha visto a pessoa ou pisado no país onde ela vive. É uma rede realmente global com um apelo universal, o que ajuda a explicar por que, ao contrário de apps da Tencent e do Alibaba, o TikTok se tornou um fenômeno realmente global.

Nenhum outro serviço digital alcançou um bilhão de downloads tão rápido como o TikTok. Agora tente utilizar a mesma lógica do algoritmo do TikTok para buscar o melhor restaurante para comer uma feijoada?

O TikTok vem se transformando em uma das principais ferramentas de busca, iniciando uma severa concorrência com o Google, para disputar o apetitoso mercado da publicidade digital.

Sendo aperfeiçoado diariamente com novas perguntas, o algoritmo de busca do TikTok vem avançando a passos largos para uma séria concorrência com o Google.



Celular social média Misto Brasília
Social média é uma profissão nova que está em alta/Divulgação

Informações na internet sobre restaurantes

Com um algoritmo poderoso, TikTok vira primeira opção como ferramenta de buscas para muitos usuários, sendo que até bem pouco tempo, o lugar comum para fazer isso seria o Google.

Com vídeos curtos e espertos, o serviço passou a ser um repositório de conteúdo sobre praticamente qualquer assunto, das melhores festas aos melhores restaurantes, das melhores lojas aos melhores profissionais.

Pela primeira vez, após uma liderança de 24 anos o Google parece ter um concorrente de peso, pela entrega de um serviço melhor, alguns estudos, já indicam que cerca de 40% dos jovens não estão indo ao mapa ou à ferramenta de busca do Google quando procuram onde almoçar. Eles vão ao TikTok ou ao Instagram. Aparentemente as novas gerações procuram conteúdo imersivo e se possível enriquecidos com vídeos.



Com apenas 6 anos, o TikTok é um gigante, com 755 milhões de usuários ativos mensais, de acordo com a consultoria eMarketer, a firma exclui da contagem perfis falsos e de marcas, razão pela qual o número é inferior ao 1 bilhão de contas comemoradas pela ByteDance (proprietária do TikTok) em setembro de 2021. Em dezembro do ano passado, o aplicativo chinês foi o site de maior acesso no mundo naquele mês, superando o Google.

O Google se movimenta com diversas alterações, procurando conter os avanços do TikTok, afinal cerca de 58% da receita da Alphabet (controladora da empresa) vem da publicidade digital.

Quem imaginaria que o App mais baixado no mundo, por ocidentais seja de uma empresa chinesa?

Facebook (Meta) e Google são dois concorrentes de peso para empresa chinesa, mas essa é uma guerra que ainda promete muitos capítulos. Onde não faltam acusações de ambos os lados, desde a intervenção do Governo Americano para atrasar o avanço da empresa Chinesa, a as acusações de pouco ou nenhum cuidado com os dados sensíveis dos seus usuários por conta da empresa chinesa.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas