Procuradoria acusa Donald Trump por fraude fiscal

Donald Trump EUA Casa Branca Misto Brasília
Donald Trump foi presidente dos Estados Unidos/Arquivo/Reprodução/DW

Órgão de Nova Iorque entrou com uma ação civil contra o ex-presidente e três de seus filhos

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, anunciou nesta quarta-feira (21) que entrou com uma ação civil contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e três de seus filhos – Donald Jr, Eric e Ivanka – e sua empresa, a Trump Organization, por “numerosos” atos fraudulentos.

“Com a ajuda de seus filhos e altos executivos da Trump Organization, Donald Trump inflou falsamente seu patrimônio líquido em bilhões de dólares para enriquecer injustamente e enganar o sistema”, disse James.



O objetivo, segundo ela, era inflar a imagem de bilionário de Trump superestimando os valores de seus ativos para obter empréstimos favoráveis e subestimá-os para incentivos fiscais. “Afirmar que você tem o dinheiro que não tem não é a arte do negócio. É a arte do roubo”, acrescentou a procuradora.

A promotora afirmou no Twitter que Trump cometeu “fraude fiscal” entre 2011 e 2021 e que o Estado americano pede uma compensação de 250 milhões de dólares. O processo também visa impedir que Trump e seus filhos administrem as empresas em Nova York e que a Trump Organization se envolva em transações imobiliárias nos próximos cinco anos.

A investigação civil de James é separada de uma investigação criminal de fraude fiscal contra a Trump Organization pelo promotor público de Manhattan, Alvin Bragg, que deve ir a julgamento em outubro.



Três anos de investigação

As alegações, que James levou à Suprema Corte estadual, são o resultado de uma extensa investigação civil que se arrastou por três anos, com uma batalha jurídica na qual Trump tentou dificultar e atrasar intimações para depoimentos ou entrega de documentos.

O negócio familiar do ex-presidente supostamente induziu bancos a lhe emprestar dinheiro em condições mais favoráveis do que ele teria conseguido e seguradoras a lhe dar mais cobertura por prêmios mais baixos, além de tirar vantagens fiscais, de acordo com a acusação.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Embaixada da Humgria Jair bolsonaro hospedagem

Dois dias em Budapeste

Aqui surgem as questões. Qual o motivo da “visita”? Com quais “autoridades” magiares ele conversou? Qual o teor das conversas?

Leia mais »

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas