Biden acusa Rússia de violar a ordem internacional

Democrata Joe Biden presidente dos EUA Misto Brasília
Biden é o presidente dos Estados Unidos pelo partido Democratas/Arquivo/Sapo

Discurso na ONU ocorre apenas algumas horas depois que Vladimir Putin ordenou a convocação imediata de até 300 mil reservistas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acusou nesta quarta-feira (21) a Rússia de violar “descaradamente” a ordem internacional ao invadir a Ucrânia, prometeu bilhões de dólares em ajuda à segurança alimentar global e disse apoiar a ampliação do Conselho de Segurança da ONU para países em desenvolvimento.

“A Rússia violou descaradamente os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas“, disse Biden à Assembleia Geral da ONU. “Se as nações podem perseguir suas ambições imperiais sem consequências, então colocamos em risco tudo o que esta instituição representa”, disse.



O discurso de Biden na ONU ocorre apenas algumas horas depois que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a convocação imediata de até 300 mil reservistas para combaterem na guerra na Ucrânia – primeira medida do gênero desde a Segunda Guerra Mundial.

Biden também afirmou que as ameaças nucleares de Putin contra a Europa mostram “desrespeito imprudente” pelas responsabilidades de sua nação como signatária do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. “Vamos nos solidarizar contra a agressão da Rússia. Ponto final”, prometeu.

O americano pediu aos líderes mundiais que mostrem determinação “clara, firme e inabalável” contra a guerra. “Esta guerra é sobre a extinção do direito da Ucrânia como Estado…e como povo”, sublinhou.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas