Queimadas aumentam 10 vezes a suspensão de energia

Queimada linha elétrica DF Misto Brasília
Fogo ameaça a linha elétrica no Distrito Federal/Divulgação/Neoenergia Brasília

Os incêndios florestais no DF provocam consequências para a rede elétrica

Por Misto Brasília – DF

Os incêndios florestais tiveram um aumento de 17,9% em 2022 no Distrito Federal e uma das consequências é o prejuízo na rede elétrica. A Neoenergia Brasília informou que foram registrados 12 desarmes de linhas de distribuição devido ao fogo neste ano.

Esse número é 10 vezes maior na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a empresa distribuidora. A consequência é que 160 mil pessoas ficaram sem o fornecimento do serviço.



Para evitar mais prejuízos, foi adotado um aplicativo da Climatempo para monitorar os focos de incêndio. Com a ferramenta, os técnicos podem trabalhar com mais rapidez nas ocorrências próximas às linhas de distribuição.

“Quando o fogo está próximo da rede, a fuligem e o calor intenso criam condições para gerar curto-circuito e, como consequência, interrupção do fornecimento, explica o diretor-superintendente Técnico da empresa, Antônio Carlos Queiroz.

Nas duas últimas semanas, duas queimadas em vegetações próximas à rede elétrica ocasionaram interrupções no fornecimento de energia em São Sebastião, no Mangueiral, no Jardim Botânico e no Lago Sul


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas