Candidato do PT mantém a vantagem de 12 pontos sobre o seu adversário. Também não foi alterado os índices de Ciro e Simone
Por Misto Brasília – DF
A nova pesquisa divulgada hoje (15) à noite, pelo Instituto DataFolha, não apresenta alterações no quadro político para a Presidência da República. Os dois principais concorrentes mantém praticamente os mesmos índices das pesquisas anteriores.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu inclusive um ponto percentual, segundo o instituto se comprado com os números anteriores. Hoje ele estaria com 33% da preferência do eleitorado. Aparentemente as últimas ações do presidente, como o 7 de Setembro e pagamento dos novos valores do Auxílio Brasil, não mexeram com o humor do eleitorado.
O ex-presidente Lula da Silva (PT), manteve o mesmo percentual da pesquisa anterior. Está com 45% da preferência, segundo o DataFolha. Para muitos analistas, esses percentuais devem se manter até as eleições de 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno.
Em terceiro lugar aparece o candidato do PDT, Ciro Gomes, com 8% dos votos. Se for analisado a margem de erro de 3% para cima ou para baixo, estaria tecnicamente empatado com a candidata do MDB, a senadora Simone Tebet. Os dois também não mostraram reação junto ao eleitorado nos últimos dias, se mantendo no mesmo patamar.
Os demais sete candidatos à Presidência não pontuaram nesta pesquisa. Padre Kelmann (PTB). Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Felipe D’Avila (Novo), Leo Pericles (UP), Constituinte Eymael (DC) e Soraya Thronike (União), estariam abaixo de 1%. Brancos e nulos, 4% e indecisos, 2%.
A pesquisa foi realizada entre terça-feira e esta quinta-feira. Foram ouvidas 5.926 pessoas em 300 cidades. A pesquisa tem o registo BR 04009/2022 no TSE. Também foi pesquisado a situação dos candidatos a governador do Rio, São Paulo e Minas Gerais, indicando que deverá acontecer um segundo turno nos três maiores colégios eleitorais.