Festflor 2019 Brasília

Primavera será marcada pela terceira vez pelo La Niña

O fenômeno climático começou em outubro do ano passado e poderá se estender até o início de 2023

O início da Primavera este ano já tem dia e hora marcados no Brasil. Começa exatamente às 22h04 do dia 22, próxima quinta-feira. Neste momento acontece o equinócio da Primavera, quando o dia e a noite têm a mesma duração.

A estação das flores segue colorida até 21 de dezembro, e dá espaço ao verão, e será influenciada, pela terceira vez consecutiva, pelo fenômeno La Niña, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).



Esse período prolongado do La Niña apenas ocorreu outras duas vezes desde 1950, de 1973 a 1976 e de 1998 a 2001, conforme a OMM. A Organização afirma que modelos matemáticos indicam que o fenômeno climático, iniciado em outubro do ano passado, poderá se estender até o início de 2023.

A La Niña é caracterizada pelo resfriamento das águas superficiais de partes do Pacífico Equatorial e mudanças na circulação atmosférica tropical, impactando na temperatura e chuva em várias regiões do mundo, inclusive América do Sul. No Brasil, durante La Niña, ocorre mais chuva nas regiões Norte e Nordeste e chuvas abaixo da média na Região Sul, além de uma pequena redução na temperatura nas regiões Sudeste e Sul.