Tanque e helicóptero russos Ucrânia Misto Brasília

Tropas ucranianos expulsam forças russas de várias cidades

Alemanha pede que aliados ajudem a Ucrânia na contraofensiva com novas armas

Por Misto Brasília – DF

Em meio a relatos de que as tropas ucranianas conseguiram expulsar as forças invasoras russas de algumas áreas no país, líderes políticos da coalizão alemã de governo pedem para que Berlim promova ativamente a contraofensiva com novas armas.

O chefe do comitê de relações exteriores do Parlamento alemão, Michael Roth, do Partido Social-Democrata (SPD), do chanceler Olaf Scholz, disse que o Ocidente como um todo deve fazer o possível para ajudar a Ucrânia a alcançar a vitória. “Nesta nova fase da guerra, a Ucrânia precisa de armas que permitam libertar territórios ocupados pela Rússia e mantê-los permanentemente sob seu controle”, disse Roth em entrevista ao grupo de mídia Funke, publicou a DW.



A Rússia disse que estava retirando tropas da região leste de Kharkiv, na Ucrânia, enquanto Kyiv anunciava enormes ganhos territoriais em sua contra-ofensiva relâmpago.

Enquanto isso, um líder separatista apoiado por Moscou no leste disse que as forças russas estão travando batalhas “difíceis” contra as tropas de Kyiv em várias partes da região leste de Donetsk, de acordo com o The Moscow Times.

Uma autoridade ucraniana também disse que as tropas de Kyiv estão se aproximando da cidade oriental de Lysychansk, capturada por tropas russas após ferozes batalhas de artilharia em julho.



O anúncio de Moscou da retirada no sábado, juntamente com a alegação de Kyiv de ter entrado na cidade de Kupiansk, são as mudanças mais significativas na dinâmica do campo de batalha após meses de combates no leste da Ucrânia, dominado por Moscou.

“Foi tomada a decisão de reagrupar as tropas russas estacionadas nas regiões de Balakliya e Izyum para reforçar os esforços na frente de Donetsk”, disse o Ministério da Defesa da Rússia em comunicado.

A notícia da retirada veio logo depois que as forças especiais ucranianas publicaram imagens nas mídias sociais mostrando oficiais vestidos de camuflagem com armas automáticas “em Kupiansk”, uma cidade de cerca de 27 mil pessoas.

Tropas ucranianas também libertaram Vasylenkovo ​​e Artemivka na região de Kharkiv, disse o presidente Volodymyr Zelensky em seu discurso no sábado.

“Nos últimos dias, o exército russo nos mostrou o seu melhor (lado) – as costas”, disse ele. “Não há lugar na Ucrânia para os ocupantes. Nunca haverá”, acrescentou.