Quase 20 candidatos renunciaram às candidaturas no Distrito Federal

Galeria Câmara Legislativa DF Misto Brasília
Galeria do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal/Divulgação

Pouco mais de 30 registros foram indeferidos ou aguardam julgamento no TRE, como Agnelo e Arruda

Por Misto Brasília – DF

A 21 dias das eleições de 2 de outubro, 16 candidatos para diferentes cargos no Distrito Federal renunciaram às suas candidaturas. A primeira renúncia foi a do professor Rafael Parente (PSB), que anunciou a desistência em favor de Leandro Grass (PV), que concorre ao governo do Distrito Federal.

Dos 608 registros de candidatos para a Câmara Legislativa, 22 tiveram suas candidaturas indeferidas ou aguardam recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Nove renunciaram e outros 15 aguardam julgamento dos desembargadores.



Entre os casos já julgados, está o do ex-vice-governador Tadeu Filippelli (MDB), que teve o requerimento de registro aprovado. O candidato tinha sido previamente impugnado pela Procuradoria Regional Eleitoral.

Foi indeferido o registro de Fernando Moura dos Santos (Partido Avante). O candidato foi intimado, porque o Ministério Público Eleitoral constatou que o candidato não estava quite com a Justiça Eleitoral, porque ainda não tinha apresentado as contas das eleições de 2018.

Para deputado federal, das 215 candidaturas, seis renunciaram, cinco estão dependendo de recurso e outros seis aguardam julgamento pelo TRE. Entre eles, os ex-governadores José Roberto Arruda (PL) e Agnelo Queiroz (PT). O julgamento de Arruda já começou e foi suspenso com o placar favorável pelo registro de dois votos contra um.

Para o Senado Federal, ainda aguarda julgamento do ex-suplente de senador Hélio José (Solidariedade), que fez uma parceria com a federação PSDB-Cidadania. Ele tem acusações a serem esclarecidas, entra as quais, a acusação de assédio sexual formuladas por duas candidatas do partido à Câmara Legislativa.



O candidato da Rede, Pedro Ivo, teve o recurso indeferido pelo TRE. O registro de Yara Prado (PSDB) também indeferido, mas aguarda decisão de um recurso. É o terceiro nome apresentado pelo PSDB para concorrer ao Senado Federal.

Para o governo distrital, dos 12 registros iniciais, 11 continuam na disputa, mas também há problemas com as candidaturas. Na chapa de Izalci Lucas (PSDB), a sua vice, Beth Cupertino (PRTB) aguarda julgamento. A chapa de Paulo Octávio (PSD) e Felipe Belmonte também depende de uma decisão da justiça eleitoral.

O registro de Paulo Octavio foi contestado pelos advogados do grupo de Ibaneis Rocha (MDB), porque ele não teria se desincompatibilizado de empresas com contratos com o governo do Distrito Federal. O seu vice, Felipe Belmonte (PSC), também espera o julgamento do registro da candidatura.

O recursos de Renan Arruda e do seu vice, Mauro Moura, ambos do PCO, foi indeferido pelos desembargadores do TRE. Rafael Parente renunciou.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas