Ex-piloto Emerson Fittipaldi concorre ao Senado na Itália

Ex-piloto emerson Fittipaldi Misto Brasília
Emerson Fittipaldi quer ser senador na Itália/Arquivo/Divulgação

O ex-ministro e ex-embaixador Andrea Matarazzo vai disputar a vaga pelo Partido Socialista Italiano

O ex-piloto brasileiro de automobilismo Emerson Fittipaldi será candidato ao Senado na Itália pelo partido ultranacionalista Irmãos da Itália (FDI, na sigla em italiano), de Giorgia Meloni. Fittipaldi é bicampeão mundial de Fórmula 1 e concorrerá à vaga destinada à América do Sul.



Segundo O Estado de São Paulo, Fittipaldi decidiu se lançar candidato após uma conversa com Meloni na última quinta-feira (11). A líder do partido tem chances de conquistar o posto de primeira-ministra da Itália após as eleições parlamentares de setembro.

O pleito foi antecipado após a renúncia do primeiro-ministro, Mario Draghi, em julho, e o desmantelamento da coalizão governista.


“Estou muito feliz em concorrer ao Senado italiano por meio das eleições parlamentares de setembro. Já tenho várias propostas desenhadas, e todas elas têm como objetivo promover ações ligadas aos brasileiros em terras italianas, tanto ligadas à cultura quanto ao esporte. Espero ter o apoio dos cidadãos ítalo-brasileiros e dos meus queridos amigos da América do Sul”, disse Fittipaldi em comunicado.

O ex-piloto não será o único brasileiro concorrendo à vaga da América do Sul no Senado da Itália. O ex-ministro e ex-embaixador Andrea Matarazzo vai disputar a vaga pelo Partido Socialista Italiano (PSI). No Brasil, Matarazzo já foi filiado ao PSDB e ao PSD. Essa vaga, no entanto, deve acabar indo para um parlamentar da Argentina, que tem um colégio eleitoral com o dobro do tamanho do brasileiro.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas