Projeto pioneiro começa pelo Guará com cinco veículos que serão cuidados por ex-corroceiros
Texto Misto Brasília – DF
Os primeiros cinco tuk-tuks para substituir a carroça de tração animal no Distrito Federal foram apresentados na sexta-feira (01) pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O projeto Autoeco Social atende a uma legislação local que já deveria estar sendo cumprida.
Os veículos elétricos serão usados por ex-corroceiros para a coleta de entulhos com intermediação SLU através do telefone para a coleta de restos da construção civil (RCC), volumosos, além de podas e galhadas. O projeto tem vigência de seis meses e começa pelo Guará. O valor de investimento é de R$ 299.999, 82.
Atuarão dez ex-carroceiros no projeto – um gestor, cinco operadores de veículos e quatro operadores do PEV -, que receberão uma bolsa de R$ 1,9 mil por mês, além do lucro da comercialização dos recicláveis e do frete que será dividido com os cooperados. A seleção dos participantes será feita pela cooperativa Cooperlimpo, selecionada em chamamento público, em parceria com a associação dos carroceiros e com intermediação do SLU.
Qualquer cidadão morador do Guará poderá solicitar por telefone a coleta de entulho, inservíveis, podas e galhadas na porta de casa. O número ainda será disponibilizado, segundo informou a assessoria do SLU.

