A decisão de concorrer ao governo já está tomada. Uma nova pesquisa foi divulgada
Entre esta quinta-feira (23) e a próxima semana o senador José Antonio Reguffe (União Brasil) deverá anunciar sua pré-candidatura ao governo do Distrito Federal. A decisão já está tomada, mas a declaração oficial depende de alguns ajustes políticos. Um fato importante poderá acontecer nesta quinta-feira, que deverá ser decisivo para o anúncio.
Nos partidos que podem fazer uma composição em torno do senador, a expectativa é grande, mas ninguém arrisca um palpite. A pré-candidatura depende de detalhes como o financiamento, a estratégia a ser adotada e análises junto ao eleitorado. Ainda não está definido o nome do vice-governador.
Tem sido citado com insistência o nome da deputada Paula Belmonte (Cidadania), mas ele não confirmou, até porque é preciso resolver uma disputa pelo controle da federação do Cidadania e PSDB no Distrito Federal.
Reguffe tem usado mais uma análise empírica pessoal da situação da política local e aproveitado as pesquisas que estão sendo divulgadas para analisar a situação.
Ele também tem observado os comentários sobre as inserções comerciais do União Brasil que estão sendo veiculadas nas emissoras de rádio e de televisão. Hoje à noite, por exemplo, em menos de uma hora, duas propagandas com a fala de Reguffe entraram no ar nas televisões.
Os VTs e o texto, assim como a ideia da abordagem são do próprio senador. Não houve um cenário e um roteiro definido por uma equipe de marketing ou costurado com a sua assessoria de imprensa. Tudo foi ideia dele em falar sobre o seu mandato, especialmente sobre a distribuição de recursos para a saúde.
A propaganda é criação do próprio senador, como ele tem feito nas demais campanhas que tem participado. Foi desse jeito que se elegeu deputado distrital e federal e depois senador. Como vai concorrer ao governo, é bem provável que essa monopolização na criação e produção deverá mudar.
Nova pesquisa é divulgada
No final da tarde foi divulgada uma nova pesquisa eleitoral para o governo distrital. É a terceira em menos de dois meses. A temporada foi aberta pela TV Record, depois seguiu-se o levantamento do Metrópoles/Ideia, mais uma vez pela TV Record e agora novamente o Metrópoles. Nesta pesquisa, novamente o governador Ibaneis Rocha (MDB) e Reguffe estão colocados na primeira e segunda posição, respectivamente.
Na estimulada, Ibaneis teria 34,5% da preferência do eleitorado. Reguffe estaria com 14,5%, a senadora Leila Barros (PDT), com 7% e o professor Rafael Parente (PSB), com 5,8% das intenções de voto. Segue-se com o senador Izalci Lucas (PSDB), com 4,5%, o deputado distrital Leandro Grass (PV), com 3,5%, Lela Bagno (PSol) foi citada por 1,7% dos pesquisados.
A margem de erro é de 3%. Nesta pesquisa, 19,2% disseram que não sabem em quem votar. No levantamento anterior da Ideia, eram 19,3%.

