Engenheiro defende planejamento da cidade que hoje tem 175,2 mil habitantes
A cidade de Valparaíso de Goiás completa nesta quarta-feira (15) 27 anos de fundação. A cidade goiana a 40 quilômetros do Distrito Federal está entre os 15 melhores PIBs de Goiás, mas o desenvolvimento acelerado, aliado a falta de planejamento, provoca consequências.
A população é estimada em 175,2 mil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Há um forte investimento de grandes fábricas e setores no município. Somente a indústria moveleira possui um agrupamento industrial com mais de 100 empresas.
Para o diretor de engenharia da empreendedora Plano Urbano, Marcos Franco, o planejamento urbano é fundamental para que se tenha qualidade de vida. Ele defende um planejamento urbano bem feito enquanto a cidade é jovem, como Valparaíso de Goiás. A empresa é responsável pela implantação do bairro planejado Reserva do Vale, que irá beneficiar 20 mil pessoas
“No planejamento urbano, se você planeja vias largas, arborizadas e interligadas, com o crescimento da cidade, aquelas vias vão suportar um trânsito mais intenso, você terá as coisas certas nos lugares certos e as distâncias a serem percorridas serão menores. Então, tudo isso tem que ser previsto e planejado”, comenta o engenheiro.