UnB tem o primeiro indígena professor com doutorado

Gersam Beniwa professor UnB Misto Brasília
Gersam Beniwa é o primeiro professor com doutorado na UnB/Divulgação

Gersom Baniwa passa a dar aulas no Departamento de Antopologia da instituição

A Universidade de Brasília, uma das instituições mais bem avaliadas na América Latina, passa a ter em seu quadro de professores Gersom Baniwa. Ele é de origem indígena e estreou presencialmente na sala de aula em junho, quando as atividades pedagógicas voltaram ao normal depois de dois anos por conta da pandemia.



Gersem é a primeira pessoa da etnia baniwa a concluir os estudos e o primeiro a receber o título de doutor na UnB. Agora ele é professor do quadro permanente do Departamento de Antropologia da UnB. 

Ele também foi o primeiro indígena com formação em nível de pós-graduação strictu sensu em Antropologia Social no país. E o primeiro a passar em um concurso público para professor no país, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 



“A UnB, o curso de Antropologia e o Departamento de Antropologia de 2004, quando ingressei no Mestrado, não são mais os mesmos hoje. A presença indígena nesses espaços era estranha, exceção, acaso. Eu mesmo passei quase despercebido durante uma década de formação aqui, talvez como meu ingresso se deu antes das cotas, não havia razão para chamar a atenção da comunidade universitária como um todo. Hoje, tanto a UnB, quanto o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e o Departamento de Antropologia são outros territórios com forte presença indígena”, observou o professor.

“Com sua sabedoria, tranquilidade e engajamento, Gersem é um pilar onde se erguerá o presente e o futuro de uma antropologia edificada durante séculos com a sabedoria dos povos originários e chega ao século XXI disposta a abrir os braços para acolher de maneira ainda mais plena esse manancial de conhecimento indígena em suas fileiras de docentes e discentes”, elogia a decana professora Alcida Rita Ramos, do Laboratório de Indigenismo e Etnia.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas