DF quer reduzir a zero emissão de gases de efeito estufa

Entrequadra Plano Piloto DF Brasília Misto Brasília
Entrequadra do Plano Piloto de Brasília/Arquivo/Agência Brasília

Metas serão apresentadas nesta segunda-feira com um decreto de compromisso ao Acordo de Paris

Cerimônia no Palácio do Buriti, nesta segunda-feira (06) para assinatura do decreto que prevê a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE) no Distrito Federal. O governo distrital também deve apresentar iniciativas de parceiros para marcar o início da Semana Mundial do Meio Ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste sábado (05), foi instituído pelas Nações Unidas em 1972.

Veja a programação prevista para marcar a semana.



O governo assume o compromisso com as metas do  Acordo de Paris (2016), que tem como principal objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento da temperatura global. A Contribuição Distritalmente Determinada (CDD) prevê redução em 20% até o ano de 2025, e de 37,4% até 2030, ambas em relação ao ano de referência (2013).

O Plano Carbono Neutro, o DF adotará a partir de 2030 metas quinquenais sucessivas de redução de emissões de GEE, com o objetivo de alcançar emissões líquidas zero ao longo da segunda metade do século.

A redução de emissões será orientada por Planos Setoriais, baseados em transição tecnológica, a serem desenvolvidos de forma articulada com as demais secretarias. A institucionalização das metas climáticas pelo decreto deve facilitar o acesso ao financiamento de medidas de mitigação e adaptação.



Eventos também vão marcar a política de preservação. A Exposição Brasília Tech-Ambiental, na Câmara Legislativa e na Rodoviária do Plano Piloto, conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), SLU e Zero Impacto.

Até o dia 12, serão ofertados workshop a agentes patrimoniais, minipalestras e oficinas, cerimônia de certificação dos alunos do Caminhão da Tecnologia, além de drive-thru de coleta de lixo eletrônico em Taguatinga e Águas Claras.

Foi programado o lançamento de Comitês de Jovens pelo Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio IV Guará e no Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte. Será apresentado o Projeto de Energia Fotovoltaica da Sema, que vai contemplar 42 parques e 14 prédios públicos, entre os quais dez escolas, informou a Secretaria do Meio Ambiente.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas