Ciro Nogueira entra com notícia-crime contra Izalci Lucas

Senador Izalci Lucas
Izalci Lucas é senador pelo PSDB do Distrito Federal/Agência Senado

O senador do Distrito Federal relacionou o ministro da Casa Civil com compra de testes rápido da Covid no DF

O senador Izalci Lucas (PSDB) terá que responder a uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF). A queixa é do senador licenciado e ministro da Casa Civil Ciro Nogueira (PP), que foi acusado na CPI da Covid. Izalci teria dito que Ciro Nogueira seria um dos líderes do PP ligados a um esquema de desvios na Secretaria de Saúde do Distrito Federal na compra de testes rápidos.



A notícia-crime também diz que Izalci “tentou avançar nas investigações tocadas pela Polícia Federal e Ministério Público referente aos supostos desvios da saúde em Brasília“. As irregularidades foram investigadas na Operação Falso Negativo e, conforme os advogados de Ciro Nogueira, não apontaram envolvimento do ministro.

A ação será analisada pelo ministro Dias Toffoli. A denúncia de Izalci aconteceu num relatório complementar final da comissão que investigou ações e omissões do governo Jair Bolsonaro (PL) na gestão da pandemia, registrou o portal Uol.


No documento enviado ao STF, os advogados do ministro disseram que Izalci acusou Ciro Nogueira para “satisfazer interesse político” para “atacar e desgastar o Governo”. Além disso, falam que o senador tinha objetivo de “autopromoção política”, porque “será provavelmente candidato ao governo do Distrito Federal”.

“As condutas mencionadas foram praticadas no exercício do atual mandato do Senador Izalci Lucas e em razão desse, haja vista que o Senador somente acompanhou as reuniões da CPI da Pandemia pela sua condição de líder do PSDB, já que não fazia parte de sua composição”, diz o texto, que defende que o crime “é de ação penal pública incondicionada” e, por isso, deve proceder com oferecimento de denúncia pela PGR (Procuradoria-Geral da República), e ser processada e julgada pelo STF, anotou a mídia.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Embaixada da Humgria Jair bolsonaro hospedagem

Dois dias em Budapeste

Aqui surgem as questões. Qual o motivo da “visita”? Com quais “autoridades” magiares ele conversou? Qual o teor das conversas?

Leia mais »

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas