No âmbito do estado de emergência foi ordenada a mobilização de 4 mil policiais e 5 mil militares
O presidente do Equador, Guillermo Lasso, decretou estado de exceção por 60 dias em três províncias costeiras do país, onde se registram grandes níveis de violência causada pelo narcotráfico, que já levou a centenas de crimes e a massacres em prisões.
“Declarei estado de exceção nas províncias de Guayas, Manabí e Esmeraldas, a partir da meia-noite de hoje [horário local]”, afirmou o presidente na noite desta sexta-feira (29/04), em discurso transmitido pela imprensa estatal.
Lasso prometeu que o governo levará “o combate aos criminosos até o mesmo território onde eles tentam se esconder com suas mercadorias”, e afirmou que “as ruas sentirão o peso da força pública”.
Segundo o presidente, no âmbito do estado de emergência foi ordenada a mobilização de 4 mil policiais e 5 mil militares nessas províncias. Em algumas localidades desses territórios, como na cidade de Durán, também haverá um toque de recolher entre as 23h e as 5h (horário local).
???? ESTADO DE EXCEPCIÓN EN ECUADOR????????
Presidente ecuatoriano Guillermo Lasso declaró estado de excepción en Guayas, Manabí y Esmeraldas. 4.000 policías y 5.000 militares estarán activados para la seguridad
— KCH FM RADIO (@KCH_FM) April 30, 2022