Segredos compartilhados entre as redes sociais

Redes sociais
As redes sociais passaram a fazer parte da rotina da maioria das pessoas no Planeta/Arquivo

Facebook, por exemplo, se utiliza dessas informações para vender publicidade

Depois de quase um ano após suas políticas de privacidade serem atualizadas e questionadas por autoridades brasileiras, aplicativo ainda não deixou esclarecido como compartilha dados de usuários. Para analistas, Brasil recebe tratamento diferente do dado a europeus pela plataforma.



De acordo com especialistas ouvidos pelo jornal O Globo, mais de um ano após ter sua nova política de privacidade contestada por autoridades nacionais, o WhatsApp continua mantendo em segredo como compartilha dados de usuários brasileiros com outras empresas do grupo Meta como o Instagram e o Facebook.

Analistas apontam que a empresa não deixa claro se as normas, atualizadas em janeiro de 2021, podem abrir brechas para usos eleitorais indevidos, relata a mídia.

Segundo a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Juliana Oms, a política do WhatsApp permite que metadados coletados no aplicativo sejam incorporados ao modelo de negócios da Meta.



Assim, o Facebook, por exemplo, se utiliza dessas informações para vender publicidade específica a usuários com maior probabilidade de reagir àquele conteúdo.

Em relação às eleições, qualquer pessoa ou empresa que contrate os serviços de publicidade da Meta pode turbinar notícias falsas a partir do uso de metadados colhidos anteriormente no WhatsApp, afirma a pesquisadora.

A pesquisadora acrescenta que “considerando que se trata de um aplicativo utilizado por esmagadora maioria da população, o que for decidido no caso do WhatsApp vai impactar os direitos de privacidade, de personalidade e liberdade de expressão dos brasileiros, com possíveis impactos até para a democracia”.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas