Tropas Ucrânia exercício militar Misto Brasília

Reino Unido diz que Rússia quer mudar governo na Ucrânia

Comunicado de hoje do Ministério do Exterior britânico ameaça com severas sanções

A Rússia enfrentará severas sanções econômicas se instalar um regime pró-Moscou na Ucrânia, afirmou neste domingo (23) um membro de alto escalão do governo do Reino Unido, repercutindo comunicado divulgado na noite anterior pelo Ministério do Exterior britânico.

“Haverá consequências muito sérias se a Rússia der esse passo para tentar invadir e também instalar um regime fantoche”, afirmou o vice-primeiro-ministro britânico, Dominic Raab, em entrevista à emissora Sky News.



Ministério do Exterior do Reino Unido anunciou no sábado, através de nota, ter informações de que a Rússia planeja instalar um líder pró-russo na Ucrânia, enquanto pondera invadir e ocupar o país.

“A informação lança luz sobre o alcance da atividade russa desenhada para subverter a Ucrânia, e dá uma ideia do pensamento do Kremlin“, assinala a ministra britânica do Exterior, Liz Truss, no comunicado.



“A Rússia deve reduzir a tensão, por fim às suas campanhas de agressão e de desinformação, e seguir o caminho da diplomacia. Como o Reino Unido e os nossos parceiros disseram repetidamente, qualquer incursão militar russa na Ucrânia seria um erro estratégico enorme, com custos severos”, alerta Truss.

Já o Ministério do Exterior da Rússia rejeitou os comentários como “desinformação”, acusando Reino Unido e Otan de “acirrar tensões” sobre a Ucrânia. (Da DW)