Embaixador nega base russa em território da Venezuela

Avião caça russo Venezuela Misto Brasília
Caça de combate russo faz manobras em base da Venezuela/Reprodução/Sputnik

Mas confirmou que há formas de cooperação concreta na área militar

O embaixador da Rússia na Venezuela, Sergei Melik-Bagdasarov, considerou possível que os dois países intensifiquem sua cooperação militar ante um eventual aumento das pressões por parte dos EUA.

“Sem dúvida”, disse o diplomata neste sábado (22) em declarações ao canal de YouTube Soloviev Live quando perguntado se Caracas poderia, em caso de uma deterioração abrupta nas relações entre Rússia e EUA, encontrar não só uma forma política de apoio a Moscou, mas também uma forma técnico-militar.




“Desde os primeiros momentos da histeria que aconteceu no Ocidente, nos EUA, depois das palavras do vice-chanceler Sergei Ryabkov, recebi chamadas de políticos e de membros do gabinete de ministros, eu encontrei-me com eles e eles me transmitiram o seu apoio inequívoco, e sem hesitações, uma vez que eles passaram e estão passando por tudo isso juntamente conosco”, explicou Melik-Bagdasarov.

Respondendo à pergunta sobre formas concretas de cooperação militar, o embaixador observou que poderiam ser múltiplas.



“A Venezuela tem uma infraestrutura portuária bastante desenvolvida. Aqui também há portos de águas profundas, há portos civis, há diversas bases da Marinha venezuelana. Aqui há tudo o que possa ser necessário”, afirmou.

Ao mesmo tempo, o diplomata russo destacou que a Constituição da Venezuela proíbe a implantação de bases militares estrangeiras em território nacional. “Quanto a bases militares russas, a resposta é óbvia. Basta dar uma olhada na Constituição venezuelana, que diz explicitamente que no seu território não deve nem pode haver bases militares”, explicou, registrou a Sputnik.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas