Crise na Ucrânia provoca demissão do chefe da Marinha alemã

Ucrânia mapa Rússia Misto Brasília
Há uma tensão muito grande entre a Ucrânia e a Rússia/Reprodução

Há uma escalada nas tensões na fronteira entre a Ucrânia e a Rússia com possibilidade de guerra

O ministro do Exterior da Ucrânia, Dmytro Kuleba, criticou neste sábado (22) a Alemanha por sua recusa em fornecer armas a Kiev, instando Berlim a parar de “minar a unidade” e “encorajar Vladimir Putin” em meio a temores de uma invasão russa.



Com dezenas de milhares de tropas russas concentradas na fronteira ucraniana, aumentam os temores de que um grande conflito possa eclodir na Europa.

Os apelos da Ucrânia aos aliados ocidentais para reforçar as capacidades de defesa ucranianas levaram os Estados Unidos, o Reino Unido e os países bálticos a concordarem em enviar armas a Kiev, incluindo mísseis antitanque e antiaéreos.



Fala atrapalhada e demissão

O comandante da Marinha alemã, Kay-Achim Schönbach, renunciou ao cargo na noite deste sábado (22/01), após se envolver em um incidente diplomático por declarar que o presidente russo, Vladimir Putin, “provavelmente merece respeito” e que a Crimeia era um caso perdido para a Ucrânia.




“Pedi à ministra da Defesa, Christine Lambrecht, para me dispensar de minhas funções imediatamente”, disse o vice-almirante, em comunicado citado pela agência de notícias Reuters. “A ministra aceitou meu pedido”.

A fala polêmica de Schönbach foi feita durante uma palestra na Índia, em um momento em que o mundo acompanha a escalada nas tensões na fronteira entre a Ucrânia e a Rússia e em meio a críticas de Kiev por Berlim não querer fornecer armas.


O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia pediu à Alemanha que rejeite os comentários de Schönbach sobre a Crimeia, justificando que eles prejudicam os esforços para combater a agressão russa.

Paralelamente, Kiev também destacou neste sábado sua “profunda decepção” com a posição do governo alemão “sobre o fracasso em fornecer armas de defesa à Ucrânia”, de acordo com informações da DW.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas