Ciro dispara a metralhadora no lançamento da pré-candidatura

Ciro Gomes pré-candidato PDT Misto Brasília
Ciro Gomes durante discurso do lançamento de sua pré-candidatura/Neto Souza/Misto Brasília

O ex-ministro não poupou quase ninguém num evento realizado em Brasília. Veja o discurso

O ex-ministro da Fazenda e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) lançou nesta sexta-feira (21) à tarde a sua pré-candidatura à Presidência da República. O evento foi realizado na sede nacional do partido, em Brasília. Também foi anunciado o slogan da campanha, “A Rebeldia da Esperança”.




Em um longo discurso (veja o que ele disse) no fim da convenção, Ciro Gomes disse que quer ser o “presidente da rebeldia e da esperança”. Questionou o legado dos governos do PSDB e do PT, dizendo que “apesar de diferentes, foram iguaizinhos na economia, copiando uns aos outros“ e “fizeram o Brasil cair nas mãos de Bolsonaro”. Ele criticou também os adversários nesta corrida, como o ex-juiz Sérgio Moro.

“Collor escancarou a porteira, Fernando Henrique preparou a mesa do banquete e Lula, convenhamos, condimentou melhor os pratos. Depois de servir aos tubarões, Lula distribuiu, com compaixão de filantropo”, disse.



Ciro também fez fortes críticas ao chamado tripé macroeconômico (meta fiscal, metas de inflação e câmbio flutuante), princípios que regem a economia brasileira nas últimas décadas. O pedetista afirma ter um projeto que “desmonte” o tripé macroeconômico.

O pedetista tem encontrado dificuldades em fazer alianças com outros partidos. Legendas de esquerda e centro-esquerda, como PSB, PCdoB e PV, têm conversas mais avançadas com a candidatura de Lula. Já siglas do “centrão” e centro-direita vêm se dividindo entre apoios a Bolsonaro, Moro e João Dória (PSDB).


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas