Motorista de Brasília tem o pé no acelerador

Detran-DF blitz educativa Misto Brasília
A educação no trânsito é a melhor maneira de evitar acidentes e mortes/Arquivo

Excesso de velocidade, estacionar em local proibido e avançar sobre faixas de ônibus foram as maiores infrações

O excesso de velocidade foi a infração de trânsito mais flagrada no Distrito Federal. O Departamento de Trânsito informou que de janeiro a dezembro do ano passado, foram registradas 1.584.122 autuações por desrespeito aos limites de velocidade.

Apesar das inúmeras infrações, em 2021 a capital federal registrou redução de 26% no número de mortes no trânsito. O levantamento foi comparado com o ano anterior.



Estacionar o veículo em local proibido resultou em  138.684 autuações. Em terceiro lugar está o desrespeito à faixa exclusiva destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros. Foram 133.536 notificações.

Foram anotados 98.750 flagrantes de condutores ou passageiros sem utilizar o cinto de segurança. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o cinto é um equipamento importante para a redução dos efeitos mais graves dos sinistros, como óbitos ou sequelas.




O uso do celular ao volante resultou em 92.482 multas.  A quantidade de pessoas que cometem esse tipo de infração pode ser muito maior que a registrada, já que nem sempre os condutores que utilizam o celular são flagrados pela fiscalização.

De janeiro a dezembro do ano passado, foram registradas 86.085 autuações pelo artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro, que é “furar”o sinal vermelho. A infração gravíssima resulta na perda de sete pontos na habilitação e multa de R$ 293,47.




A fiscalização flagrou no ano passado 27.195 condutores alcoolizados. A multa é de R$ 2.934,70 e prevê suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

“O nosso intuito maior não é multar, mas educar os condutores, e a penalidade faz parte desse processo educativo para aqueles condutores que insistem em não cumprir as normas de segurança”, garante o diretor-geral do Detran, Zélio Maia. Com a Agência Brasília e assessoria do Detran.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Embaixada da Humgria Jair bolsonaro hospedagem

Dois dias em Budapeste

Aqui surgem as questões. Qual o motivo da “visita”? Com quais “autoridades” magiares ele conversou? Qual o teor das conversas?

Leia mais »

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas