Maior reserva de água do DF está com a capacidade completa

Barragem do Descoberto vertendo DF Misto Brasília
Barragem do Descoberto está vertendo após as fortes chuvas/Cristiano Carvalho/Caesb

A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974

A Caesb informa que o nível da Barragem do Descoberto, responsável pelo abastecimento de 60% da população do Distrito Federal, atingiu 100% de sua capacidade e verteu ontem (13). Em janeiro de 2020, a barragem também sangrou.

O maior manancial da Companhia, de onde são captados cerca de 4 mil litros/segundo de água, alcançou sua cota máxima de 1.030 metros. Em 2021, o Descoberto verteu no mês de fevereiro.



Para o diretor de Engenharia da Caesb, Virgílio Peres, a companhia trabalha no monitoramento constante para garantir a segurança hídrica.

“O trabalho da Companhia é sempre garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento de água para a população do DF. Mas o uso consciente deste recurso finito deve continuar. São atitudes simples e que devem ser adotadas diariamente”, reforça o diretor.




A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 12,5 km² de área de espelho d’água e capacidade de armazenar cerca de 86 milhões de m³.

O Lago Descoberto faz parte do sistema integrado de abastecimento, operado pela Caesb, e abastece Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way, Águas Claras, Vicente Pires, Pôr do Sol e Sol Nascente.  As informações são da assessoria da Caesb.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Embaixada da Humgria Jair bolsonaro hospedagem

Dois dias em Budapeste

Aqui surgem as questões. Qual o motivo da “visita”? Com quais “autoridades” magiares ele conversou? Qual o teor das conversas?

Leia mais »

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas