Reunião governadores Palácio do Buriti

Governadores suspendem isenção do ICMS dos combustíveis

A medida termina no dia 31 de janeiro, mas os gestores querem a reforma tributária

O coordenador do Fórum Nacional de Governadores, o governador do Piauí, Welllington Dias, informou esta tarde que a suspensão do ICMS sobre os combustíveis será encerrado no dia 31, conforme tinha sido previsto.



A decisão de não prorrogar o benefício foi tomada pela maioria dos governadores, A isenção termina após um período de 90 dias.

A suspensão correu para evitar novos reajustes da gasolina e do diesel, após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que os aumentos resultavam dos impostos estaduais. Para os governadores, o problema é do governo federal. Nesta semana, houve um novo reajuste nos preços determinados pela Petrobras.



“Fizemos nossa parte: congelamento do preço de referência para ICMS, não valorizaram este gesto concreto, não respeitaram o povo. A resposta foi aumento, aumento mais aumento nos preços dos combustíveis”.

Wellington disse que os governadores apresentaram uma proposta que resolve de vez a politica de preços dos combustíveis e gás e com a reforma tributária que está no Congresso Nacional, ,”É possível a redução de tributos sobre o consumo, para além do preço dos combustíveis. Quando quiserem tratar sério pelo Fórum dos Governadores estamos prontos para o diálogo e entendimento, mas que seja em favor do povo”.