Países europeus relatam casos do coronavírus ômicron

Covid laboratório China Misto Brasília
Relatórios confidenciais descartam o vírus da Covid como arma biológica/Ji Chunpeng/Xinhua

Alemanha, Itália e Bélgica têm novas restrições, assim como a Espanha que ainda não registrou a variante

A Alemanha confirmou neste sábado (27) oficialmente dois casos da nova variante do coronavírus. Ambos foram registrados em viajantes que chegaram da África do Sul e que entraram no país em 24 de novembro pelo aeroporto de Munique, segundo as autoridades regionais.



“Dois casos suspeitos da nova variante do coronavírus ômicron, classificado como variante preocupante pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foram confirmados na Baviera”, anunciou num comunicado o secretário da Saúde do estado do sul da Alemanha, Klaus Holetschek.

Outro caso suspeito da nova variante foi registrado no estado de Hessen e também envolve um viajante que chegou da África do Sul, de acordo com as autoridades locais.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou neste sábado uma série de restrições para combater a variante ômicron do novo coronavírus, entre elas, a obrigatoriedade do uso de máscara em estabelecimentos comerciais e transporte público, além de testes de detecção para viajantes.




Na Itália, o primeiro caso da variante ômicron foi detectado em um doente proveniente de Moçambique, anunciou o Instituto Superior de Saúde (ISS), tutelado pelo executivo italiano. Segundo o ISS, “o doente e os membros da sua família estão em bom estado de saúde”.

O genoma foi sequenciado no Laboratório de Microbiologia Clínica, Virologia e Diagnóstico de Bioemergência do Hospital Sacco, de Milão, a partir de uma amostra positiva de um paciente procedente de Moçambique.

A Espanha, que não registrou casos da variante ômicron do novo coronavírus, reforçou neste sábado os controles de entradas de viajantes vindos de alguns países da África, com a obrigação de um teste negativo, assim como do Reino Unido, que precisarão comprovar a vacinação.




A Bélgica foi o primeiro país a relatar um caso: um viajante que passou por Egito e Turquia, e não esteve na África do Sul, o que sugere já estar acontecendo transmissão comunitária além da região sul da África. Outros casos também foram detectados em Israel e Hong Kong.

Desde sexta-feira, países como Brasil, EUA, Canadá e membros da União Europeia começaram proibir a entrada de viajantes que estiveram nos últimos 14 dias em seis países do sul da África: África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue, informou a Agência DW.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas