João Dória PSDB prévias vitória Misto Brasília

João Dória escolhido nas prévias para concorrer à Presidência

Prévias do PSDB foram concluídas neste sábado. O presidente da agremiação anunciou o resultado

O governador João Dória foi escolhido como o pré-candidato do PSDB para concorrer à presidência da República. Na segunda tentativa das eleições das prévias, os filiados do partido escolheram o representante através de um aplicativo. Assista o vídeo logo abaixo do anúncio do resultado. Atualizado às 19h53

A votação começou no último domingo (21), mas a conclusão foi adiada em razão de problemas no aplicativo de votação dos filiados — o aplicativo foi substituído para a votação deste sábado (27). Doria foi escolhido por 53,99% dos filiados.




Três postulantes estavam na disputa — os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto.

Antes da divulgação do resultado, João Doria, Arthur Virgílio e Eduardo Leite concederam juntos entrevista a jornalistas. Eles se cumprimentaram, deram as mãos e foram aplaudidos pela militância, registrou a mídia.

Doria minimizou os atritos que teve com Eduardo Leite ao longo do processo das prévias. Disse que os candidatos se respeitam e que, seja quem for o vencedor, estarão juntos. “Estamos no mesmo barco”, disse.

O governador de São Paulo voltou a dizer que o PSDB é um partido sem dono e que “não é fácil” fazer democracia.




“Fácil é um partido ter dono, em que se sentam três ou quatro pessoas a uma mesa, e definem um candidato. O PSDB está [com as prévias] dando um exemplo ao Brasil”, afirmou.

Arthur Virgílio reconheceu ter poucas chances de vencer. “Vou perder de lavada”, disse. Mas afirmou que a candidatura serviu para marcar sua posição dentro do partido e diante dos brasileiros, publicou o G1.

“Precisava falar de democracia. Temos dificuldades dentro do próprio PSDB. Temos uma bancada que ainda joga com o Bolsonaro. É preciso desbolsonarizar o PSDB”, declarou. Eduardo Leite, na mesma linha de Doria, afirmou que os candidatos estarão juntos, independentemente de quem for o vencedor.

“Saberemos os caminhos para o PSDB vencer as eleições [de 2022]”, afirmou o gaúcho. Ele também destacou a iniciativa do partido, o único a fazer um processo de prévias e com debates entre os postulantes.