Projeto da União Europeia pode prejudicar o agronegócio no Brasil

Agronegócio Misto Brasília
O setor do agronegócio registrou a maior retração entre as atividades econômicas/Arquivo

A entidade chamou de “protecionismo comercial disfarçado de preocupação ambiental”

A Associação de Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja) criticou nesta terça-feira (23) um recente projeto de lei da União Europeia (UE) que pode prejudicar o agronegócio brasileiro. Em comunicado divulgado para a imprensa, a Aprosoja não poupou críticas aos parlamentares da União Europeia.

A entidade chamou de “protecionismo comercial disfarçado de preocupação ambiental” a iniciativa da UE de tentar proibir a entrada de produtos agropecuários, sob a alegação de que é preciso conter o desmatamento.



As críticas foram feitas no esteio de um novo projeto de lei apresentado, na última quarta-feira (17), ao Parlamento da UE, que faz uma lista de commodities, a maior parte produzida pelo Brasil, como soja, café, carne bovina e cacau, que poderão ser impedidas de entrar na região.

“A UE precisa entender que não são mais a metrópole do mundo e que o Brasil e demais países da América do Sul deixaram de ser suas colônias”, informa trecho de uma nota da Aprosoja, segundo informações do jornal O Globo.

A Aprosoja sustenta que a iniciativa europeia é uma “afronta à soberania nacional“. A preocupação da entidade é que a nova regra, se aprovada pelo Parlamento europeu, poderá afetar outros mercados.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Embaixada da Humgria Jair bolsonaro hospedagem

Dois dias em Budapeste

Aqui surgem as questões. Qual o motivo da “visita”? Com quais “autoridades” magiares ele conversou? Qual o teor das conversas?

Leia mais »

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas