Um debate que mexe com muito dinheiro e com muita fome

Desigualdade social pobreza DF Misto Brasília
As desigualdades sociais se acentuaram com a pandemia também no Distrito Federal/Arquivo/Agência Brasil

Grandes fortunas poderiam ajudar a acabar com a falta de alimento para milhões de pessoas

Num tuíte no fim de semana passado, o presidente da Tesla, Elon Musk, perguntou a seus 62 milhões de seguidores no Twitter se eles seriam favoráveis a ele vender 10% das ações que detém da empresa. Quase 58% dos 3,5 milhões que responderam disseram que sim.

Diante da eminente superoferta de ações da Tesla no mercado, elas caíram quase 5% nesta segunda-feira (08/11), o que eliminou cerca de 60 bilhões de dólares do valor de mercado da empresa.



O polêmico tuíte seguiu-se a uma discussão pública entre Musk e o chefe do Programa Alimentar Mundial da ONU, David Beasley. Na discussão, Musk afirmou que venderia ações da Tesla para ajudar a combater a fome no mundo se Beasley pudesse mostrar como esse dinheiro seria aplicado para resolver o problema.

A declaração foi dada depois de Beasley desafiar Musk, o presidente da Amazon, Jeff Bezos, e outros bilionários numa entrevista à emissora CNN, afirmando que eles poderia contribuir para acabar com a fome no mundo.

Beasley disse que fundos adicionais de pouco mais de 6 bilhões de dólares poderiam salvar 42 milhões de pessoas de morrer de fome.




“Se não agirmos, isto é o que vai acontecer: pessoas VÃO morrer de fome; nações vão ser desestabilizadas e haverá migração em massa, o que custará 100x mais dos que os $6B+ de que precisamos”, escreveu Beasley. “O que você considera o melhor investimento?!”

O debate entre Musk e Beasley se deu no momento em que legisladores americanos discutem a criação de um imposto para bilionários para ajudar a pagar o pacote social do presidente Joe Biden. A ideia é que cerca de 700 bilionários, entre eles Musk, paguem impostos sobre lucros não realizados em ativos como ações.




Musk seria um dos principais afetados por esse polêmico imposto ainda em discussão e, claro, criticou duramente a proposta.

No seu tuíte, Musk declarou que está preparado para aceitar o resultado da sua consulta aos seguidores. Se ele realmente vender 10% de suas ações da Tesla, obterá cerca de 20 bilhões de dólares pelo preço atual — e terá de pagar em torno de 4 bilhões de dólares em imposto de renda. (Da DW)


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas