Temperatura da Terra vai subir quase 3 graus neste século

Clima Terra população Misto Brasília
A questão ambiental também é um problema de problema mundial/Cop-26/ONU

Alerta foi publicado hoje num relatório que antecede à Conferência sobre Mudanças Climáticas

A poucos dias da COP26, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que os novos compromissos da comunidade internacional são insuficientes para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, que podem causar neste século uma elevação da temperatura do planeta em 2,7°C em relação à era pré-industrial – quase o dobro da meta de 1,5°C.

O alerta consta no Emissions Gap Report de 2021, publicado nesta terça-feira (26) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) cinco dias antes da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) – principal fórum político para enfrentar o crise climática –, em Glasgow, Escócia.



“A fim de ter uma chance de limitar o aquecimento global a 1,5ºC, temos oito anos para reduzir quase pela metade as emissões de gases de efeito estufa. O relógio está correndo ruidosamente”, enfatizou a diretora executiva do Pnuma, Inger Andersen, após a divulgação do relatório.

Segundo o documento, que está em sua 12ª edição, as emissões previstas por 120 países e as medidas de mitigação anunciadas ainda são insuficientes para atingir o objetivo traçado pelo Acordo de Paris de 2015: limitar a menos de 2ºC (idealmente, a 1,5ºC) o aumento da temperatura em relação ao período pré-industrial.

Para atingir esse objetivo, seria necessária uma redução anual adicional, acima dos compromissos atuais, de 28 gigatoneladas de dióxido de carbono equivalente (medida cuja sigla em inglês é GtCO2e, usada para quantificar a massa dos gases-estufa a partir de seu potencial de aquecimento).


Antecipando a reunião de duas semanas que começa em Glasgow, na Escócia, no domingo, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou que as concentrações de gases-estufa atingiram um recorde em 2020 e que o mundo está “bem longe” de conter o aumento das temperaturas, informou a Agência DW.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas