Câmara volta à rotina presencial e vai exigir a carteira de vacinação

Deputado Arthur Lira Câmara dos Deputados Misto Brasília
Arthur Lira é o presidente da Câmara dos Deputados/Arquivo

 

Desde março do ano passado há restrições no acesso, que passa a ser normal a partir de segunda-feira

A Câmara dos Deputados volta ao atendimento presencial a partir da próxima segunda-feira (25). Desde março de 2020 o acesso às instalações e ao plenário da Casa estão restritos. Com a pandemia de Covid-19, as sessões plenárias e os trabalhos nas comissões especiais e permanentes passaram a ser virtuais.

Toda essa rotina adotada a um ano e sete meses será alterada, segundo informou há pouco o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL). No Twitter ele escreveu o seguinte: “A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu há pouco que os trabalhos presenciais serão retomados a partir da 2ª-feira, 25. Serão tomadas todas as medidas administrativas e sanitárias no retorno das atividades, entre elas, a apresentação da carteira de vacinação”.



Com a exigência da carteira de vacinação nenhuma pessoa poderá entrar nos prédios do Legislativo, e seguinte a lógica, até mesmo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O chefe do Executivo afirmou que não se vacinou contra a peste e que não vai tomar essa providência, que é fundamental para conter a epidemia. O próprio Ministério da Saúde sustenta que a vacina é a única maneira das pessoas se protegerem contra a doença. O passaporte pode ser obtido no aplicativo Conecte SUS.

A carteira de vacinação poderá ser adotada também pelo Poder Judiciário. O assunto está em discussão, mas no Executivo a providência não deve ser regra. Hoje, por exemplo, na recepção do presidente da Colômbia, Ivan Duque, a maioria dos ministros não usavam a máscara de proteção facial, peça importante para evitar a disseminação do vírus.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas